"Todos os meus versos são um apaixonado desejo de ver claro mesmo nos labirintos da noite."
Eugénio de Andrade

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Estrelas nos teus olhos


A minha mãe é linda e tem passarinhos a cantar na voz dela e ela às vezes faz uns bolos muito bons que se parecem com as maminhas dela fofas e quentinhas e que também cheiram a bolos e ela também dá leite para o meu maninho mamar e eu quando era mais pequenina também mamava mas agora já não porque já sou grande e a minha mãe diz que eu sou a bonequinha dela e ela faz-me casacos de malha e vestidos e saias muito bonitos mas só faz para mim e para os meus irmãos e ela penteia-me e às vezes arrepela-me e eu choro e ela dá-me beijinhos e a dor logo passa e depois olhamos as duas para o espelho e ela diz que eu sou a menina mais linda do mundo e eu vejo no espelho duas estrelinhas a brilharem nos olhos dela e eu sei que ela é a mãe mais linda do mundo e ela diz que quando o meu pai deixar havemos de ir à Manela cabeleireira cortar o cabelo curtinho para não me arrepelar eu não gosto de sopa mas tenho que comer e fico sentada na mesa até comer a sopa e a sopa fica fria e faz-me arrepios e vómitos por causa das couves a esborracharem-se na minha boca e o meu pai diz que eu estou a fingir e tenho que comer e a minha mãe vem e diz que já chega que já comi um bocadinho. Às vezes a minha mãe zanga-se e as estrelas e os passarinhos fogem se calhar também têm medo como eu tenho que ela já não goste de mim e depois ninguém gosta, só a minha avó mas ela já está no céu e é muito longe para ela me vir dar beijinhos e dizer que eu sou a sua netinha querida e não há carteiro lá no céu e os selos são muito caros e o Menino Jesus também gosta de todas as criancinhas mas só quando se portam bem e eu às vezes faço tolices mas eu não quero fazer asneiras mas elas vêm ter comigo e o meu avô também gosta e é muito meiguinho mas mora longe e se a minha mãe não gostar mais de mim ele não sabe para me vir salvar e o meu pai está sempre zangado e tem uns olhos muito grandes e eu tenho medo dos olhos grandes para me ver melhor e eu não quero que ele me veja e me castigue e o meu irmão quer casar com a minha mãe mas eu não deixo ela é minha muito minha e eu dou-lhe beijinhos no sinal castanho de veludo que ela tem na bochecha dela e ela ri-se e diz que os seus meninos são o seu tesouro e um tesouro é uma coisa muito muito importante e ela também é o meu tesouro muito muito muito muito muito muito grande até ao céu.
Eu gosto muito da minha mãe.

6 comentários:

  1. Que amor! Quase que consegui ouvir a vozinha doce e arrastada a contar esses pormenores adoráveis que so quando somos crianças nos apercebemos e valorizamos.. =)

    ResponderEliminar
  2. É verdade!Eu ouvi mesmo essa voz enquanto escrevia.Às vezes precisamos de parar e ouvir essa voz interior que valorizava coisas tão simples!
    Obrigada pela sua visita!

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Tão terno e encantador!!!
    Post singelo e meigo como o amor maternal.
    Abraços fraternais

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Orvalho, pelo seu comentário e por ter passado por aqui.Retribuo o abraço.

    ResponderEliminar
  5. Achei uma ternura.A simplicidades das crianças através da escrita.
    Post cheio de doçura.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Alice!Às vezes a evocação destes momentos é tão forte, que quando acordo, parece-me impossível terem passado tantos anos!

    ResponderEliminar