"Todos os meus versos são um apaixonado desejo de ver claro mesmo nos labirintos da noite."
Eugénio de Andrade

domingo, 22 de abril de 2012

Quem havia de dizer...

   Ele adorava comer. Comia de tudo, e nada lhe fazia mal. As análises dele estavam sempre impecáveis. Eu, cuidadosa com aquilo que comia, e os problemas com o colesterol, diabetes e estômago não me davam tréguas. Estava velha, esgotada e doente e, por isso, fui sugerindo um jantarzinho leve, uma sopinha, uma fruta…Que não, que não ficava satisfeito. E continuava a enfardar, a enfardar, o que tinha no prato e, muitas vezes, também o que eu deixava por comer, ou prevenindo futuras indisposições, ou por falta de apetite.
Um dia esmerei-me especialmente a fazer o jantar. Ah! E juntei uma gotinhas de veneno no arroz de pato. Coisa pouca. À hora da refeição, provei, e avisei-o:
— Há alguma coisa que não está bem. O odor… por favor, não comas!
Eu agarrei na travessa e corri com ela para o lixo. Ele agarrou-me a mim e tirou-me a travessa da mão.
Sentei-me à sua frente, enquanto ele devorava o conteúdo da travessa. Entre duas garfadas, atirou-me:
— Quem não é para comer, também não é para trabalhar!
Acabei de chegar do cemitério. Coitado! Quem havia de dizer que a gula ainda havia de o matar!

2 comentários:

  1. :)) Essa safada da Gula que se ponha a pau, que a polícia anda em cima dela! Até eu fui vítima... mas escapei a tempo. :)
    p.s. Só uma notazinha... por acaso não considerarias moderar antes os comentários, e eliminar a necessidade de copiar aquelas letras indecifráveis e intimistas??? Please? Agradecida... Beijo

    ResponderEliminar
  2. Eva:obrigada pelo comentário.A dona Gula tem devastado muitos cidadãos.Pena que ainda não tenha atingido alguns políticos,aqueles tais que comem tudo e não deixam nada... Quanto ao que pedes, não sei como se faz uma coisa dessas!Eu não nasci com o ship incorporado como esta malta nova,para quem as novas tecnologias não têm segredos!Sorry!Mas prometo que vou ver se há alguma alma caridosa que me explique.

    ResponderEliminar